12 de Outubro de 2019, 15:28
- Justiça
- Sergipe
Justiça determina que União proteja rios em Sergipe das manchas de óleo em até 48 horas
O juiz federal Fábio Cordeiro de Lima determinou que o governo federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) implantem, em até 48 horas, barreiras de proteção em cinco rios de Sergipe para impedir a entrada das manchas de óleo que afetam praias do noderste. A decisão se baseia em um pedido do ministério público federal de sergipe (MPF-SE).
Ao todo, as manchas de óleo já atingiram 156 localidades de nove estados do Nordeste. O desastre já atingiu ao menos 12 unidades de conservação do país e afeta o turismo e comunidades pesqueiras. Neste sábado, novas manchas de óleo aparecem no litoral sergipano.
O governo de Sergipe esperava que a Petrobras pudesse enviar equipamento de proteção para conter a mancha, mas as barreiras de proteção não chegaram. Neste sábado, o governo sergipano iniciou, em um dos rios, a instalação de barreiras alugadas pelo valor de quase R$7mil por dia.
A substância oleosa que atinge o litoral nordestino desde o fim de agosto alcançou todas as 17 praias de sergipe , de acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs). As manchas começaram a aparecer no estado no dia 24 de setembro.
Fonte: G1.com