12 de Outubro de 2019, 15:53
  -  Tragédia - Japão
Tufão Hagibis provoca inundações e deixa mortos no Japão

O tufão Hagibis, um dos mais fortes a atingir o país nas últimas décadas, chegou ao Japão neste sábado (12) com fortes ventos, provocando inundações e deslizamentos. Duas pessoas morreram, 90 ficaram feridas e 10 estão desaparecidas, de acordo com a emissora japonesa NHK.

 

 

Milhões de pessoas ficaram confinadas em casa e as ruas ficaram desertas na capital, Tóquio. Os aeroportos de Haneda (Tóquio) e Narita (Chiba) suspenderam mais de mil voos - principalmente domésticos. Mais de 430 mil casas estão sem energia elétrica.

 

 

 As autoridades emitiram alertas e ordens para deixar as casas para mais de 6 milhões de pessoas em todo o país, segundo a Reuters agência de noticías. Cerca de 17 mil policiais e militares foram mobilizados para as operações de resgate.

 

O tufão tocou o solo em Shizuoka, na península de Izu, no sudeste de Tóquio, às 19h (no horário local). Um terremoto de magnitude 5,7 sacudiu Tóquio logo depois.

 

 

A tempestade, que o governo disse ser a mais forte a atingir Tóquio desde 1958, trouxe uma quantidade de chuva recorde em muitas áreas, incluindo a popular cidade turística de Hakone, com 939,5 mm em 24 horas.

 

 

Os operadores de trens suspenderam extensivamente os serviços de trens-bala, enquanto muitas linhas de trem e metrô em Tóquio também ficaram inativas na maior parte do sábado. Normalmente, os movimentados bairros de entretenimento e compras, como Shibuya e Ginza, estavam desertos.

 

 

Mesmo depois que o tufão se afastou da capital, um especialista alertou para novas inundações, já que várias prefeituras vizinhas começaram a liberar água das barragens, deixando-a fluir rio abaixo para evitar rompimentos.

 

 

"A situação agora está pior do que na noite passada", disse Nobuyuki Tsuchiya, diretor do Centro de Pesquisa de Riverfront do Japão, à Reuters.

 

 

 

Mortos

 

O tufão deixou dois mortos até o momento. "Um homem de 49 anos foi encontrado morto em uma caminhonete virada", disse Hiroki Yashiro, porta-voz do departamento de Bombeiros de Ichihara, em Chiba. Uma pessoa morreu no desabamento de uma casa em Tomioka.

 

A agência meteorológica alertou para os fortes ventos e mar violento na madrugada de domingo (13) em muitas regiões do país. Há previsão de que as rajadas de vento cheguem a até 216 km/h.

 
 

Transportes

 

As autoridades temem que o tufão gere caos nos transportes, porque sua passagem coincide com um fim de semana prolongado no país. Como segunda-feira (14) é feriado, muitos japoneses planejavam viajar de trem ou avião.

 

 

As duas principais companhias aéreas, JAL e ANA, cancelaram várias centenas de voos regulares neste sábado, principalmente domésticos.

 

 

Todos os trens de alta velocidade (Shinkansen) entre Tóquio e Nagoya foram cancelados, e também os que ligam Nagoya e Osaka (oeste).

 

Fábricas e parques

 

As fábricas do país também se adaptaram, como a Toyota, que previa o fechamento de três de suas unidades neste sábado, segundo a agência de imprensa Kyodo.

 

 

Os dois parques de diversões da Disney em Tóquio também fecharão neste sábado, disse um porta-voz da empresa que os administra, a Oriental Land. Esse foi o primeiro fechamento relacionado ao clima desde 1984.

 

 

F-1 e Copa do Mundo de Rúgbi

 

Os organizadores do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Suzuka, perto de Nagoya (centro da cidade), cancelaram todo o programa deste sábado: os treinos livres foram limitados a sexta-feira e os de classificação para domingo de manhã, pouco antes do início da corrida.

 

 

Duas partidas da Copa do Mundo de Rúgbi marcadas para este sábado foram canceladas na quinta-feira: França-Inglaterra em Yokohama e Nova Zelândia-Itália, encontros que atrairiam cerca de 115.000 espectadores.

 
 
 
Fonte: G1.com

Imagens

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO