A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou o 5º caso de sarampo no estado. Segundo a pasta, o paciente diagnosticado com a doença é um jovem adulto de Goiânia que teve contato com outras duas pessoas infectadas.
A pasta informou que, apesar de a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação ter se encerrado no último dia 25 de outubro, quem precisa se vacinar, deve procurar os postos de saúde da sua cidade.
Segundo a SES, a cobertura vacinal de Goiás supera a média nacional, que é de 97%. No entanto, reforça a importância dessa imunização para quem ainda não se vacinou.
Quem deve se vacinar?
- Crianças a partir de seis meses devem tomar a dose zero
- Crianças a partir de 1 ano devem tomar a primeira dose de tríplice ou tetra viral e, dali 3 meses, a segunda dose;
- Quem tiver entre 1 e 29 anos e não tiver duas doses da vacina comprovadas no cartão de vacinação;
- Quem tiver entre 30 e 49 anos e não tem uma dose da vacina comprovada em cartão de vacinação.
No total, foram diagnosticadas com a doença três pessoas em Goiânia, uma na cidade de Posse e mais uma em Alto Paraíso de Goiás. Além dos casos confirmados, outros 45 seguem sob investigação, enquanto 120 foram descartados do total de 170 notificações de suspeitas.
Ainda de acordo com a SES, “para a primeira fase e rotina o Estado recebeu 230 mil doses”. Após o fim dessa primeira fase, que focou em imunizar bebês, Goiás “recebeu mais 40 mil doses”. Por fim, a pasta reforçou que “o Ministério vai enviar mais doses para a segunda fase”.
Essa segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação tem como foco pessoas entre 20 e 29 anos que não está protegida contra o sarampo. A nova fase ocorrerá entre os dias 18 e 30 de novembro.
Cronograma
- 2ª fase: 18 a 30 de novembro). Público-alvo: jovens de 20 a 29 anos de idade.
- Dia D de mobilização (2ª fase): 30 de novembro.
Fonte:G1-GO