11 de Fevereiro de 2020, 21:33
  -  Saúde - Brasil
Exame aponta que repatriados não têm coronavírus, e brasileiros em quarentena comemoram

Exames apontam que os repatriados da China devido ao surto de coronavírus não estão contaminados com a doença. A informação foi divulgada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), em uma rede social nesta terça-feira (11).

 

O grupo com 58 pessoas, entre passageiros, tripulação e equipe de apoio, está em quarentena na Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia.

 

Na postagem, o governador comemorou o laudo: "Deus estende a mão a quem precisa e a quem é solidário".

 

O Ministério da Saúde também divulgou a informação durante uma coletiva de imprensa realizada nesta tarde. O governador explicou que esse exame é específico para detectar o coronavírus. Até a última atualização desta reportagem, não foi informado se, com esse resultado, pode haver uma redução no período de quarentena.

 

 

O exame foi feito pelo Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen). Além do coronavírus, o teste também identifica outros 11 vírus respiratórios. O laboratório fará novas coletas e testes no sétimo e 14º dia de quarentena.

 

 

A superintendente em Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Flúvia Amorim, disse que, se se até o 14º dia as pessoas não apresentarem nenhum sintoma da doença, o risco torna-se praticamente zero.

 

A modelo Adrielly Eger é uma das repatriadas e comemorou pela rede social a notícia.

 

 

"Graças a Deus nossos exames deram negativos. Já sabíamos, mas agora está aí a comprovação", disse a modelo.

 

Elogios à estrutura

 

Os repatriados estão no Hotel de Trânsito da Base Aérea, que foi adaptado para recebê-los. No local, eles têm acesso a uma série de benefícios, como internet liberada, videogame e brinquedoteca, bem como atendimento odontológico e apoio psicológico. Além dos 34 cidadãos resgatados, 24 membros da equipe técnica que foi à China também está isolada no local.

 

A estrutura montada é alvo de uma série de elogios dos repatriados. O estudante Vitor Campos gravou um vídeo enaltecendo a forma como foram acolhidos e comparou a quarentena realizada no Brasil com a de outros países.

 

"Serviço exemplar. E ainda mais comparando com outros amigos meus que estão em quarentena em outros países, eu acho que nós estamos de nota dez.

 

Para falar a verdade, existem vários serviços disponíveis, desde internet, televisão, uma comida ótima, muito gostosa mesmo, e todo tipo de serviço, desde apoio, não só de saúde, mas também psicológico e religioso", afirmou.

 Vitor Campos, repatriado da China por causa do coronavírus, usa máscara durante a quarentena em Anápolis  — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Vitor também contou que o segundo dia de isolamento foi mais "dinâmico", tendo em vista que eles usaram o dia em que desembarcaram para descansar.

 

 

"Segundo dia aqui já foi um pouco mais dinâmico e ativo, porque depois do primeiro dia de descanso, nós já acordamos, socializamos uns com os outros e, depois do almoço, tivemos uma orientação sobre a base, o que fazer, quais os serviços", explica.

 

Em fotos postadas pela modelo Adrielly Eger, é possível ver que o grupo passa por avaliação médica. De acordo com o Ministério da Defesa, os procedimentos são feitos três vezes por dia.

 

Ela disse que se surpreendeu com o tratamento que vem recebendo. “Estou mais aliviada. Eu achava que ia ser assim bem diferente, mas o pessoal está cuidando muito bem de nós, preparam tudo de uma maneira muito especial. Então, acho que está sendo ótimo”, disse a modelo.

 

Outros repatriados também fizeram questão de postar nas redes sociais um pouco da rotina, seja detalhes dos quartos ou da alimentação que estão recebendo. Um deles, inclusive, afirmou que não estava acostumado a acordar ao som dos pássaros e estava “amando” aquilo.

 
 
 

Os repatriados

 

Os grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:

 

  • 4 chineses casados com brasileiros;
  • 7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;
  • 23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).

 

 

Surto

 

Desde o início do surto, no início ano, a China registrou 1.017 mortes por coronavírus e 42.708 casos confirmados.

Repatriada aproveita primeiro dia de sol durante a quarentena em Anápolis — Foto: Reprodução/Instagram

Repatriados comemoram resultado negativo de teste do coronavírus — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Fonte:G1-GO

 

 
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO