12 de Fevereiro de 2020, 06:14
  -  Política - Estados Unidos, U.S
Bernie Sanders vence primária democrata apertada em New Hampshire, diz imprensa dos EUA

Bernie Sanders venceu a primária de New Hampshire, que foi encerrada às 20 horas (22 horas em Brasília) desta terça-feira (11), informa a imprensa dos Estados Unidos e as principais agências internacionais de notícias. A vitória, porém, foi apertada. Ele apareceu à frente de Pete Buttigieg, segundo colocado (veja números abaixo).

 

A surpresa ficou com o terceiro lugar de Amy Klobuchar, aproveitando uma onda de popularidade ampliada após um debate na última sexta-feira (7) e um desempenho considerado acima do esperado em Iowa, onde conquistou um delegado.

 

A senadora, representante de Minnesota, superou em votos Elizabeth Warren, do estado de Massachusetts, vizinho de New Hampshire, e que era apontada como a terceira colocada em praticamente todas as pesquisas.

 

"Embora ainda haja cédulas a serem contadas, vencemos as dificuldades a cada passo do caminho. Fizemos isso por mérito. Fizemos isso com ideias e fizemos com muito trabalho", disse Klobuchar a eleitores em um discurso.

 

Otimista com os resultados desta terça, a campanha da senadora contratou anúncios de TV para as próximas prévias deste mês e anunciou que irá ampliar sua equipe para os estados da Super Terça, em 3 de março.

Com 95% dos votos apurados, o resultado parcial é o seguinte:

  • Bernie Sanders - 26% - 9 delegados até o momento
  • Pete Buttigieg - 24,4% - 9 delegados até o momento
  • Amy Klobuchar - 19,7% - 6 delegados até o momento
  • Elizabeth Warren - 9,3% - 0 delegados até o momento
  • Joe Biden - 8,4% - 0 delegados até o momento

 

 

Warren e Biden

 

Para conseguir ao menos um dos 24 delegados de New Hampshire, um candidato deve ter, no mínimo, 15% dos votos. Elizabeth Warren e Joe Biden não devem atingir essa porcentagem.

 

Em um discurso, cerca de meia hora após o final da votação, Warren parabenizou Sanders e Buttigieg por sua noite "forte" e dedicou palavras de simpatia à colega de senado: "Também quero parabenizar minha amiga e colega Amy Klobuchar por mostrar quão errados os especialistas podem estar quando consideram uma mulher fora da jogada", disse.

 

Joe Biden, prevendo um fraco desempenho em New Hampshire, onde estava mal colocado nas pesquisas, deixou o estado antes mesmo de todas as sessões eleitorais serem fechadas.

 

Por volta das 19h30 (21h30 em Brasília) o ex-vice-presidente já aterrissava em Carolina do Sul, onde serão realizadas primárias no dia 29 de fevereiro.

 

Yang e Bennet desistem

 

Logo após a divulgação dos primeiros resultados, o empresário Andrew Yang anunciou sua desistência da disputa pela indicação. Yang teve apenas 1% dos votos no caucus de Iowa e, com 70% dos votos de New Hampshire apurados, aparecia com 2,8%.

 

Pouco depois foi a vez do senador Michael Bennet, de Colorado. Ele não chegou a participar do caucus de Iowa e teve apenas 0,3% dos votos em New Hampshire, com 70% dos resultados computados.

 

Delegados

 

New Hampshire foi o segundo a realizar prévias, após a confusão do caucus democrata em Iowa, que teve inclusive um pedido de revisão parcial feito pelas campanhas dos dois primeiros colocados, Buttigieg e Sanders.

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO