28 de Outubro de 2020, 15:40
  -  Pandemia - Goiânia
Maguito Vilela mantém quadro estável após ser transferido de GO para SP para tratar Covid-19, diz assessoria

Maguito Vilela (MDB), candidato a prefeito de Goiânia, mantém quadro clínico considerado estável após transferência de Goiânia para São Paulo para seguir o tratamento da Covid-19, segundo informou a assessoria dele na manhã desta quarta-feira (28). O político tem uma inflamação nos pulmões e, conforme Marcelo Rabahi, médico que o acompanha, até 75% de comprometimento do órgão.

 

 

Segundo o comunicado, a transferência, realizada em uma UTI aérea na noite de terça-feira (27), ocorreu "com tranquilidade". Após deixar o Hospital Órion, em Goiânia, ele deu entrada no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, por volta das 22h, onde passou a primeira noite.

 

 

Maguito está internado em um leito de UTI. A nota divulgada informa que "sua pressão arterial e demais funções estão normais". Ele segue recebendo ventilação mecânica não invasiva, "consciente e se alimentando normalmente".

 

 

O candidato deve ser avaliado nas próximas horas para que a equipe médica defina quais os próximos passos do tratamento.

 

 

Inflamação 'exagerada'

 

De acordo com Rabahi, a inflamação pulmonar de Maguito, causada pela Covid-19, evoluiu rapidamente. Ele informou que o nível de oxigenação do paciente é "crítico".

"Maguito Vilela teve uma resposta inflamatória muito exagerada da doença. Esse comprometimento pulmonar está entre 50% e 75%. Esse comprometimento, em valor numérico, tem pouco valor na condução do caso. O que importa é o nível de oxigenação, que é crítico, por isso foi para a UTI, mas não teve piora", esclareceu Rabahi.

Além do agravamento no sistema respiratório, Maguito Vilela apresentou microtrombose no início do tratamento, mas foi controlada com o uso de anticoagulantes. Rabahi esclarece que o aparecimento desse quadro é comum em pacientes com coronavírus.

 

Contaminação e perda na família

 

Maguito Vilela foi diagnosticado com o coronavírus no último dia 20. Desde então, o candidato cancelou toda sua agenda de campanha. Já na quinta-feira (22), ele foi internado em Goiânia para fazer o tratamento da doença. Na manhã de segunda-feira (26), ele passou para um leito de UTI.

 

 

Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de dez dias. Nelita e Nelma Vilela tinham, respectivamente, 82 e 76 anos e moravam em Jataí.

 
 
 
Nelma e Nelita Vilela, irmãs de Maguito, morreram vítimas da Covid-19 — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

O filho dele, Daniel Vilela, descartou qualquer discussão sobre a troca do pai como candidato na cabeça de chapa do partido.

 

De acordo com a última rodada da pesquisa Ibope, divulgada pela TV Anhanguera no último dia 21, Maguito aparece na primeira posição, com 28% das intenção de voto.

 

Carreira política

 

Maguito já foi eleito vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Também foi governador do estado entre 1995 a 1998, quando disputou e ganhou a eleição para senador. Em 2007, foi nomeado por Guido Mantega, então ministro da Fazenda, como vice-presidente do Banco do Brasil.

 

Antes de disputar a eleição desde ano, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012.

Fonte:G1-GO

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO