31 de Dezembro de 2020, 13:49
  -  Atualização - Goiás
Retrospectiva 2020: relembre os principais assuntos do ano em Goiás

O JORNAL preparou uma retrospectiva com os principais assuntos que aconteceram em 2020 no estado. Operações contra suspeita de desvio de dinheiro, crimes bárbaros e casos que viralizaram na internet estão entre os temas de maior destaque.

 

Caso Lilian

 

 

Lilian de Oliveira foi morta e teve o corpo carbonizado em um laticínio, segundo a Polícia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Lilian de Oliveira, de 40 anos, desapareceu ao voltar para o Brasil após uma viagem à Colômbia, em fevereiro deste ano. Segundo a Polícia Civil, ela foi assassinada e teve o corpo carbonizado na fornalha de um laticínio em Pires do Rio. O ex-amante dela, um comparsa dele e a babá da filha da vítima foram indiciados por envolvimento com o crime. O processo corre em segredo de Justiça.

 

 

De acordo com as investigações, o ex-amante se sentia “feito de bobo” por ela estar em outro relacionamento e ele ainda sustentar Lilian e a filha deles. O homem, então, segundo a polícia, contratou um amigo que lhe devia dinheiro para cometer o crime. Também conforme os investigadores, a babá da filha de Lilian participou do crime com o objetivo de ficar com a criança.

 

Caso Danilo

 Danilo Sousa Silva, de 7 anos, foi encontrado morto em mata — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

corpo de Danilo de Sousa Silva, de 7 anos, foi encontrado em julho, afogado na lama, após ficar seis dias desaparecido no Parque Santa Rita, em Goiânia. O padrasto da criança chegou a ser preso suspeito do crime junto com o servente de pedreiro Hian Alves de Oliveira, vizinho da família. Porém, foi comprovado que o padrasto não teve envolvimento na morte.

 

 

O servente de pedreiro se tornou réu pelo crime de homicídio qualificado. Segundo as investigações, ele matou o menino como forma de prejudicar o padrasto de Danilo, que recebia ajuda de um pastor que abrigava Hian. Ainda não há data para o julgamento.

 

 

Padre Robson e a Operação Vendilhões

 

Padre Robson Oliveira Pereira foi alvo de investigação por suspeita de desvio de dinheiro da Afipe — Foto: Reprodução/Instagram

O pagamento de R$ 2,9 milhões a um hacker que ameaçou expor supostos casos amorosos do padre Robson de Oliveira levou promotores de Justiça a investigarem as contas da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), que era presidida pelo pároco. Assim, em agosto de 2020, o Ministério Público de Goiás realizou a Operação Vendilhões e expôs a investigação de desvio de dinheiro doado por fiéis à entidade para comprar casa na praia, fazendas e até um avião.

 

 

 

Segundo os promotores de Justiça, o padre comandava o esquema e usou diversos laranjas para a lavagem de dinheiro. As investigações, no entanto, foram interrompidas pela Justiça. Ainda cabe recurso. O religioso sempre negou as acusações. O assunto foi o sétimo acontecimento mais buscado na internet no Brasil em 2020, segundo o Google.

 

Morte de Washington Novaes

 

 

Jornalista Washington Novaes — Foto: Arquivo/TV Anhanguera

O jornalista Washington Novas morreu no dia 24 de agosto, aos 86 anos, após passar por uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino. Ele estava internado em um hospital de Aparecida de Goiânia. Ele estava em tratamento contra a doença desde março. O enterro foi na cidade natal dele, Vargem Grande do Sul, em São Paulo.

 

 

Referência no jornalismo ambiental, Novaes foi editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional. Dedicou grande parte da carreira a questões ambientais e indígenas, tendo produzido documentários e lançados livros. Recebeu diversos prêmios, como o Esso especial de Ecologia e Meio Ambiente e Prêmio Unesco na categoria Meio Ambiente.

 

 

Racismo contra entregador

 

Entregador Elson Oliveira foi vítima de racismo em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O entregador Elson Oliveira, de 39 anos, foi vítima de mensagens racistas em um aplicativo, em Goiânia. A pessoa que se passava por cliente chamou o homem de “macaco” e disse que não permitiria a entrada de um preto. A polícia informou que os dados usados para criar o perfil eram falsos.

 

 

Após uma ordem judicial, a empresa responsável pelo aplicativo repassou alguns dados sobre a usuária que fez o pedido e as ofensas. A Polícia Civil ainda investiga o caso, mas informou que o usuário não estava em Goiás quando fez o pedido.

 

Morte de advogados

 

Da esquerda para a direita, advogados Marcus Aprígio Chaves e Frank Alessandro Carvalhaes de Assis — Foto: Reprodução/OAB-GO

Os advogados Marcus Aprígio Chaves e Frank Alessandro Carvalhaes de Assis foram mortos a tiros dentro do escritório de advocacia que eram sócios no dia 28 de outubro. Segundo as investigações, o crime foi encomendado por um fazendeiro que perdeu um processo de posse de terras no valor de R$ 46 milhões.

 

 

Os criminosos se passaram por clientes, marcaram horário com as vítimas e as executaram. Um dos suspeitos morreu dias depois do crime em confronto com a polícia. Outras quatro pessoas foram presas e denunciadas por envolvimento no assassinato. O caso corre em segredo de Justiça.

 

 

Candidato comemora antes da hora

 

Carreata antecipada do candidato Marcio Luis em Porangatu — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Candidato a prefeito de Porangatu, Márcio Luis (MDB) ganhou as redes sociais após comemorar antecipadamente a vitória e, ao final da apuração, perder a disputa. A diferença foi de 45 votos. A vencedora foi Vanuza Valadares (Podemos).

 

 

Márcio chegou a sair em carreata pelas ruas da cidade, mas depois acabou reconhecendo a vitória da adversária. “Os resultados apontavam no sentido da nossa vitória. Já dizia o ditado: 'Contou com a vitória antes da hora'. Peço desculpa a todos, mas foi realmente o que se apresentava”, disse Márcio.

 

 

Morte do Seu Francisco

 

Francisco Camargo com filhos e netos em foto publicada em 24 de novembro de 2020 — Foto: Reprodução/Instagram

O pai da dupla Zezé di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo, carinhosamente chamado de Seu Francisco, morreu no dia 24 de novembro, em Goiânia. Ele já tratava há alguns anos um problema pulmonar e faleceu aos 83 anos após uma parada cardiorrespiratória em um hospital de Goiânia.

 

 

Durante o velório, Zezé se emocionou ao tocar ‘É o Amor’ em homenagem ao pai. O irmão, Luciano, não pôde comparecer por estar com Covid-19. Famosos e autoridades também prestaram suas últimas homenagens. Seu Francisco foi enterrado sob aplausos e com fãs cantando sucessos da dupla.

 

 

Fim da carreira política de Iris Rezende

 

Iris Rezende deixa a vida pública após mais de 60 anos — Foto: Sílvio Túlio/G1

O prefeito Iris Rezende encerrou a carreira política de mais de 60 anos em dezembro. Ele informou que, a partir de agora, vai advogar e cuidar de suas fazendas. Em seu discurso de despedida, disse que, o sentimento era de gratidão e que sua afinidade com a política é um “dom de Deus”.

 

 

Nascido em 1934, Iris já foi vereador, deputado estadual, senador, prefeito de Goiânia por quatro vezes e governador em dois mandatos. Também foi ministro da Agricultura e também da Justiça.

 

RETROSPECTIVA 2020

BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO
BANNER PUBLICITÁRIO