Um dos maiores prazeres do ser humano é comer, além de ser uma necessidade do corpo, mas para manter a saúde em dia, a alimentação deve ser balanceada e com nutrientes necessários para suprir as necessidades do organismo.
A correria do dia a dia faz com que as pessoas acabem optando por alimentos prontos, mais calóricos ou lanches rápidos, os famosos fast-foods, deixando de lado o cuidado com a saúde. Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para a prevenção de doenças, qualidade de vida e manutenção da saúde e bem estar.
Se alimentar bem não é sinônimo de comer em grandes quantidades, pelo contrário, o ideal é comer pouca quantidade, porém de 3 em 3 horas. A consciência sobre o que é moderado pode ser um forte aliado. Não é necessário fazer dietas mirabolantes e restritivas, mas sim variar os alimentos e montar um prato bem colorido para garantir mais nutrientes.
Seja pela saúde, pelo aspecto físico ou pelo estilo de vida, é inegável como esse assunto ganhou tanta notoriedade e adeptos.
Motivos não faltam para se alimentar bem; afinal, é de conhecimento geral os benefícios da alimentação saudável. Comer é, sem dúvida, um dos maiores prazeres do ser humano; no entanto, esse ato também é uma necessidade do corpo.
Para mantermos a saúde em dia, a alimentação deve ser balanceada e com nutrientes necessários para suprir as necessidades do organismo. Por isso, devemos nos alimentar com consciência para termos saúde e uma boa qualidade de vida, evitarmos doenças, termos mais disposição diária e vivermos mais e melhor.
Uma boa alimentação também é fundamental para a manutenção da saúde. Não faltam exemplos de doenças provocadas por maus hábitos alimentares: diabetes, hipertensão, obesidade, gastrite, alergias, dentre muitos outros.
Então, se você quiser ser alguém com saúde, é importante prestar atenção no que ingere.
Aliás, a alimentação saudável, apesar de ter dela a ideia de que é cara, ela pode sim ser barata, além de gostosa.
Afinal, você já parou pra pensar no quanto você gasta comendo e bebendo besteiras e porcarias? Muito, não?!
E já parou pra pensar como uma salada pode ser gostosa, como um doce pode ser saudável e feito com bons ingredientes? Viu só?! Alimentar-se saudavelmente não é sofrimento – é vida!
O que pode resultar numa má alimentação?
Comer qualquer coisa é algo bastante comum hoje em dia. Na correria do dia a dia, pessoas deixam de fazer sua refeição com alimentos de verdade e a troca por comidas prontas, congeladas, industriliazada e fast-foods.
Tudo isso são alimentos com níveis altíssimos de sódio, gordura trans, carboidratos vazios de alto índice glicêmico, pouquíssimas fibras…
O resultado de tudo isso? Doenças e excesso de peso e gordura. Com isso, nunca ouvimos falar tanto em obesidade em adulto e infantil, em hipertensão em jovens, em ansiedade e depressão, que, aliás, são duas doenças correlacionadas diretamente com uma má alimentação.
Outros exemplos de enfermidades: gastrite, alergias, gordura nos órgãos, baixo níveis de vitamina e ferro, bulimia e anorexia.