Moradores em geral, lideranças e representantes de entidades, serviços de saúde e todos que desejarem participar do fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) são aguardados para a 5º Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 15 de Fevereiro de 2019, no Salão de Reunião no Posto de Santa Isabel.
O encontro é uma iniciativa do Comus (Conselho Municipal de Saúde) e Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Serão discutidas e aprovadas propostas extraídas das Pré-Conferências regionais.
Também votam, na conferência, os representantes indicados por hospitais e demais prestadores de serviços de saúde; instituições de ensino de nível médio e superior; associações e entidades de apoio ao paciente; associações de moradores; sindicatos, entre outras organizações formalmente instituídas.
A REGRA DO JOGO
A secretária municipal da Saúde, explica que, no caso da Saúde, as propostas das Conferências serão observadas nas diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.
O gasto público, explica ela, será vinculado aos apontamentos que a população fizer. “O Plano define a Saúde que teremos. A boa notícia é que haverá poder efetivo na mão dos usuários do Sistema. Por outro lado, se a população não participar, algumas demandas podem não ser contempladas”, alerta.
PROGRAMAÇÃO
Para participar, basta comparecer. A programação começa às 7:30h do dia 15 de Fevereiro de 2019, com a abertura solene, seguida da Conferência de Abertura, com o tema “Saúde e Democracia: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS.