A Prefeitura Municipal de Santa Isabel realizou uma reunião com todos funcionários da saúde, para a Capacitação de Urgência e Emergência com equipe do SAMU de Ceres.
Durante a capacitação estão sendo trabalhadas técnicas de atendimento em caso de obstrução de vias aéreas, traumas diversos, convulsão, avaliação de cena e controle de hemorragias e choques. Para os socorristas do SAMU o treinamento é importante porque os protocolos de atendimento em saúde são atualizados constantemente e os profissionais precisam acompanhar esta evolução.
Os profissionais das unidades de saúde do município, por sua vez, não têm tanto contato com situações graves de emergência. Por isso precisam receber este tipo de capacitação para terem condições de prestar um atendimento de qualidade em caso de necessidade e conseguir estabilizar o paciente até que o atendimento de emergência seja acionado.
É muito importante que os profissionais da Atenção Básica estejam aptos a estabilizar as pessoas que chegam aos postos de saúde necessitando de avaliação e tratamento imediato, de forma a equilibrar e a encaminhar esses usuários aos serviços de urgência e emergência. Para estarem preparados para também lidar com essas situações, é fundamental que médicos e enfermeiros das UBSs e ESFs estejam capacitados.
Nessas circunstâncias, médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica podem ser os únicos profissionais disponíveis naquele momento em que assistência em urgência e emergência é o fiel da balança entre vida e morte.
As equipes da Atenção Básica precisam conseguir reconhecer os riscos da situação e realizar os manejos necessários, sustentando as funções vitais do paciente até que seja possível definir um diagnóstico específico, até que o tratamento apropriado seja instituído, até a chegada das equipes do Samu.